24 de maio de 2008

COOPERATIVISMO


O QUE É COOPERATIVISMO?

União por um objetivo comum. Esta é a definição do cooperativismo, que representa uma força diferenciada de organização social e traz em seu escopo a solidariedade e a responsabilidade social.

Pensar em cooperativas remete às relações trabalhistas, à geração de renda e à melhoria de qualidade de vida da sociedade. Historicamente a cooperativa sempre traz ganhos e benefícios não só aos seus cooperados, como também à sociedade, que é favorecida por seus produtos e serviços.

Outra característica marcante é que a geração de riqueza permanece onde é concebida, favorecendo a comunidade local, além de possibilitar a superação de dificuldades à partir de objetivos comuns e ter aplicabilidade ilimitada, independentemente da categoria profissional.

As cooperativas são empresas a serviço de seus membros, mas que extrapolam o conceito empresarial comum, visto que, além de donos, seus associados são também clientes, desta instituição cooperativista, permitindo que os resultados possam ser também econômicos, sociais, educacionais, agregadores de qualidade de vida, de renda, ou outros conforme os objetivos da mesma.

Nos últimos anos, o cooperativismo tem se mostrado como uma organização de trabalho viável e promissora para uma distribuição de renda mais justa e para o desenvolvimento do país, considerado uma forma democrática para a solução de nossos problemas sócio-econômicos.

Nenhum comentário: